“Sem conhecer a força das palavras, é impossível conhecer as pessoas”. (Confúcio)
PALAVRAS
Por Rachel Zaniboni
Você já pensou sobre a força das palavras? Na sua força negativa e positiva? Sim, afinal, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, aliviar e angustiar, fazer rir e chorar, incentivar e esmorecer e tantas coisas mais.
Há tempos venho refletindo sobre a PALAVRA: seu poder de revelar, suas armadilhas, o cuidado que ela requer em seu uso, sua função de ponte, embora, tantas vezes nos sirvamos dela, erroneamente, para ferir e produzir descaminhos...
A palavra é uma força que, quando emitida, tem trajetória certa. Saber usá-la é um exercício; requer prudência e sabedoria, dizem os mais velhos e sábios.
Lya Luft em um dos seus belos textos nos diz:
"A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, seduzimos num texto; com a palavra, liquidamos – negócios, amores.”
Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas. “Vá”, “Venha”, “Fique”, “Eu vou”, “Eu não vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim, eu mereço”, “Eu tenho medo” - dessa forma, marcamos as nossas escolhas. Viemos ao mundo para dar nomes às coisas: dessa forma nos tornamos senhores delas ou servos de quem as batizar antes de nós.
Quantas vezes falamos demais e falamos besteiras. Com absoluta certeza, escutar e silenciar são artes que precisamos aprender e exercitar; pois a flecha lançada, a palavra proferida e os juros bancários só vão para um lado, não voltam. Afinal de contas, infelizmente as palavras impressionam tanto quanto os fatos.
Há ainda outra situação, quando magoamos alguém que amamos com a dureza das palavras nos ferimos também... Às vezes magoamos, pois esperamos, exigimos demais do outro e se acreditamos que esse não nos corresponde o suficiente afetivamente, acabamos por feri-lo. Esquecendo-nos que o amor, esta dádiva maravilhosa, é flor rara que se cuida com carinho, pois faz a vida mais leve e o caminho mais bonito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário