Optcha!!

Seja Bem-vindo ao nosso blog!

Encontre aqui informações sobre os eventos e aulas do Espaço Alegria Cigana,
agenda de apresentações da Cia. de Dança Alegria Cigana, curiosidades, histórias do povo cigano e muito mais!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Dança cigana trabalha a autoestima feminina



Além de perder calorias, esta dança ajuda a extravasar os sentimentos sem exigir grande preparo físico e pode ser praticada por mulheres de todas as idades


Os Ciganos são uma etnia, um povo com cultura e dialetos próprios. Sua origem ainda é envolta de mistério. Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a circense). Entre as várias expressões artísticas está a dança que é praticada principalmente pelas mulheres. Atualmente é uma mistura da dança de vários povos, como espanhóis, árabes, hindus, russos, húngaros, eslavos, etc. As dançarinas também utilizam leques, xales, echarpes, pandeiros, fitas e flores para dançar.

“A liberdade, descontração e improvisação concedidas pela dança fazem com que a mulher transmita uma poderosa energia no momento de interpretação”, diz a professora Mhelani Souza, que estuda a cultura cigana há mais de 19 anos.

Por causa da forte ligação com a feminilidade e também pelos movimentos suaves que respeitam o limite de cada pessoa, mulheres de todas as idades, desde criança até idosas, encontram na dança cigana uma forma de praticar uma atividade física, manter a forma e ainda fazer muitas amizades.

“Tive problemas na coluna e o médico recomendou que, além de emagrecer, deveria fazer atividades físicas regularmente. Apaixonei-me pela dança cigana, que além de envolvente e encantadora, não impõe restrições físicas ou de idade. É fascinante o trabalho lindo de autoconhecimento e melhoria da autoestima, aflorando nosso charme e sensualidade. Desperta um lado místico, acima das religiões, de encontro com o sagrado, o divino de nosso espírito”, conta a aluna Maria Elvira M. Souza, que acaba de completar 50 anos bem vividos.

Na dança cigana, os movimentos de punhos, dedos e mãos são suavemente harmonizados com leves inclinações do tronco, giros e deslocamentos, sempre ao som de músicas típicas ciganas, cujas batidas são sempre alegres e festivas. Além de ajudar na coordenação motora, no alongamento do corpo e flexibilidade, uma hora de dança pode gastar entre 200 e 400 calorias, dependendo do ritmo da aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário