Optcha!!

Seja Bem-vindo ao nosso blog!

Encontre aqui informações sobre os eventos e aulas do Espaço Alegria Cigana,
agenda de apresentações da Cia. de Dança Alegria Cigana, curiosidades, histórias do povo cigano e muito mais!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conheça Mhelani Souza e Sandra Gonçalves!


 Quando criança eu sonhava em dançar e ensinar as pessoas a dançar. Já naquela época, eu dizia que estudar era dançar. E, acreditando no meu sonho, fui crescendo e lutando contra a vontade e o preconceito de todos, tudo pela minha dança.
Para mim, a Dança era algo sublime, sagrado, que trazia alegria e paz em nossa vida, era um remédio que precisávamos para nos curar de qualquer mal, seja físico, mental ou espiritual. A Dança podia transformar o mundo!
Aos 7 anos de idade, quando eu fazia um passeio, vi muitas cores que me deixaram hipnotizada: mulheres com vestidos coloridos, cabelos compridos, dentes brilhantes, pulseiras; todas juntas em cores que se misturavam, brilhos que reluziam... senti uma felicidade tão grande e uma enorme vontade de me unir a elas, mas não podia, pois minha mãe falou que eram Ciganas e que logo partiriam para um lugar distante. Amei estas mulheres, este povo, como queria poder ir com elas!
Desde então dediquei todo meu tempo a fim de saber quem era esse povo, essas mulheres fascinantes, de onde vieram e para onde iriam. O tempo foi passando e fui descobrindo o mundo da Dança e o mundo Cigano, ambos alvos de muito preconceito.
Estudei, busquei e encontrei a Dança e os Ciganos em minha vida.
Hoje para mim a Dança é algo Sublime, Sagrado, que traz Alegria, Saúde e Paz!
A Dança transforma nossa vida para o que há de mais belo no Mundo!
Danço porque simplesmente amo Dançar.
Danço por mim e por minha alma, porque me sinto completa.
A Dança é a minha vida e a minha Vida é a Dança!!!!

Mhelani Souza



















 *********************************************************************************************
 
Sempre adorei dançar!
Desde pequena não podia ouvir falar em bailes ou mostras de dança na escola que lá eu estava. O tempo passou e aos 15 anos encontrei a dança através da igreja católica, realizávamos dança litúrgica nas cerimônias, eventos de jovens...acho que desde então a dança passou a ser sagrada para mim.
Mas somente em 2007 foi que pude realmente me dedicar ao estudo da prática foi quando conheci a escola Shiva Nataraj, iniciei nas aulas de dança do ventre e para preencher o espaço entre as aulas fui conhecer as aulas de dança cigana.
Lembro-me como se fosse hoje o frio na espinha que senti, o coração acelerado, minhas mãos suavam frio...era encantador ouvir a Profª Mhelani falar sobre os ciganos, o carinho e o respeito que ela transmitia pelo povo cigano era contagiante me fazia viajar no tempo e entre minhas origens.
O preconceito vivido até hoje pelos ciganos se assemelha ao que a Umbanda (minha amada religião) enfrentou e enfrenta ainda hoje, isto me atraiu ainda mais a este universo maravilhoso.
Passei a freqüentar assiduamente suas aulas e até deixei de lado um pouco a dança do ventre. Após um ano ingressei no Grupo Alegria Cigana, mas nem imagina que em  poucos anos seria convidada por minha mestra e então grande amiga Mhel, a ser sócia deste grupo maravilhoso o qual tenho procurado me dedicar de corpo e alma.
O Alegria Cigana é como uma grande família para mim.
Continuo procurando sempre aprimorar meus conhecimentos através das aulas de dança e workshops.
Os benefícios que a dança traz são inúmeros, além de despertar a feminilidade, a auto confiança, proporcionar melhor condicionamento físico, me faz sentir viva, quando danço esqueço o mundo lá fora sou só passos e prosas, extravasando o que vai em minha alma.

“Se quiser me desvendar o observe a minha dança”
Sandra Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário