Optcha!!

Seja Bem-vindo ao nosso blog!

Encontre aqui informações sobre os eventos e aulas do Espaço Alegria Cigana,
agenda de apresentações da Cia. de Dança Alegria Cigana, curiosidades, histórias do povo cigano e muito mais!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Lealdade

Por Erika Paulino

"Lealdade significa sinceridade, cordialidade, igualdade, serenidade, irmandade, positividade e compatibilidade. Como os verdadeiros amigos deveriam ser leais, sinceros, cordiais, iguais, serenos, irmãos, otimistas, ser exatamente compatíveis, mesmo sendo totalmente diferentes."  
Nadine Thiele

O contrário da lealdade é a traição, que supõe a violação de um compromisso expresso ou tácito.
Lealdade é a qualidade, ação ou procedimento de quem é leal. Leal é sincero, franco e honesto. Fiel aos seus compromissos.

A cor Azul representa verdade, sabedoria, eternidade, devoção, tranquilidade e lealdade.

A lealdade é o cumprimento daquilo que exigem as leis da fidelidade e da honra. Uma pessoa de bem deve ser leal  a organizações e outras pessoas. A lealdade é uma virtude que se desenvolve conscientemente e que implica cumprir com um compromisso ainda que seja perante circunstâncias constantemente em mudança ou adversas. Trata-se de uma obrigação que se tem para com o próximo. Existe a lealdade  do soldado à  sua nação que, através  de  juramentos diante de sua bandeira, em qe se compromete a defender a honra da sua pátria, até perde sua vida por sua lealdade ao seu Estado ou país 1.

Fala-se de lealdade, por outro lado, para fazer referência à gratidão, ao companheirismo e ao amor que alguns animais são capazes de mostrar ao ser humano. O cão e o cavalo são considerados animais leais, capazes de arriscar as suas próprias vidas para salvar o seu dono.

Nenhum animal domesticado influenciou tanto a história da humanidade como o cavalo. Deu poder ao ser humano e possibilitou muitos dos grandes movimentos migratórios. Talvez por isso, o cavalo é o animal mais significativo e importante para os ciganos. Dentre todos os animais ele é considerado o melhor amigo, porque não poupava as  forças, conduzia o homem pelas estradas, puxava suas carroças, era a principal fonte de seu comércio e ainda era ele que, com o bater do seu casco, descobria e fazia jorrar fontes de água que matavam sua sede. Os cavalos eram  leais e fieis companheiros de estrada. Na época das caravanas, quando morria o chefe do acampamento, seu cavalo era sacrificado e queimado. Existia a crença de que reduzindo-o às cinzas, ele estaria purificado (para o cigano, o fogo purifica tudo), e com isso ele poderia conduzir a alma de seu dono ao reino do céu. Era costume doar seus arreios e sela ao primogênito do morto. O cavalo para os ciganos é como aquele amigo que embora não nos bajule e afague como o cão, está presente nos momentos em que se faz necessário. É aquele que não acorda cedo, mas chega na hora. As ciganas costumavam dizer que pela marcha dos cavalos, já conheciam se seus maridos chegavam de bom ou mau humor. O Lobo também  é Símbolo de força, lealdade e honra, pois só mata para se alimentar ou para eliminar um adversário. Antigamente os lobos eram companheiros dos ciganos e não 
atacavam seus cavalos por lealdade... 2

Há também povos que são leais às suas crença e tradições familiares, como o povo cigano.

A  lealdade do cigano para com sua família ou clã é muito forte. Quando um cigano está em dificuldades, outros se mobilizam para ajudar. Os “laços de sangue” que se restringem apenas aos parentes diretamente ascendentes e descendentes são a base do mundo cigano. Os laços tribais são tão fortes que eles se tratam por parentes, primos e tios. Um cigano mentir ou enganar outro cigano é considerada uma falta bastante condenável, tanto é que pode ser expulso do acampamento. Os cargos de chefia de tribo não são hereditários, são adquiridos pela sua competência, prestígio e idade 3


" Fidelidade é Jurada ao outro.
Lealdade é oferecida. Fidelidade é obrigação. Lealdade é escolha. Fidelidade é função social. Lealdade é princípio. Fidelidade é cobrança. Lealdade é entrega. Fidelidade é fofoca. Lealdade evita intriga. Fidelidade é paixão. Lealdade é amor. Sou fiel apenas a mim mesmo, sendo leal aos outros não preciso cobrar nada de ninguém."  
Tico Santa Cruz  


Enfim, Lealdade é ter caráter e príncípios.


Erika Paulino é formada em Técnico em Dança, com especializações em Dança Cigana e Flamenca. Ministra aulas de dança e é integrante do Grupo Alegria Cigana.

Fontes: 1conceito.de/lealdade; 2ritinhahablog.wordpress.com/curiosidades-ciganas; 3www.mundocigano.com.br/cultura. html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário